domingo, 25 de dezembro de 2011

Plantas em Vasos



Cultivar espécies de plantas em vasos ou cachepôs é a solução para quem não dispõe de um grande espaço, mas gosta de sentir o verde por perto. Algumas dicas precisam ser colocadas em prática, para ter plantas bonitas e saudáveis. À noite, evite deixar as espécies sob a iluminação artificial: assim como as pessoas, elas precisam passar horas no escuro. Sempre que possível, coloque os vasos na área externa, as plantas ganham vida depois de um bom banho de chuva. Mesmo que erre um pouco no começo, basta ter paciência e atenção à natureza para aprender com ela. 

O primeiro caminho é observar o desenvolvimento das plantas para descobrir suas necessidades. Grande parte das espécies morre por excesso de água e não por falta dela. É preferível regar periodicamente e sem exageros. Terra encharcada facilita o aparecimento de fungos e pragas e provoca o apodrecimento das raízes. O segredo é sentir a umidade pressionando o dedo na terra a 2 cm de profundidade. Regue apenas se perceber que o solo está seco. Procure molhar as plantas pela manhã, no inverno. A tardinha,no verão. Assim haverá tempo para a absorção e a evaporação de um eventual excesso. No caso de vasos em áreas sombreadas sempre pela manhã. A umidade que persiste por toda a noite aumenta a chance de um ataque de fungos. 

No inverno, as regas devem ser mais espaçadas, pois as plantas entram em repouso. Vasos de barro absorvem mais água que os de plástico e pedem um intervalo menor entre as regas. Longos períodos sem regas deixam as plantas ressecadas e feias, algumas chegam a morrer. 

Se for viajar, uma alternativa para manter os vasos com a terra úmida é usar da técnica do barbante: coloque água em uma garrafa PET, feche e faça um furo na tampa. Passe um barbante pela abertura, de forma que ele chegue ao fundo do recipiente. Enterre a outra ponta do fio no vaso. 
Assim, quando retornar, seu vaso vai estar pronto para ocupar novamente, o lugar de destaque em sua casa.
Alessandra Casarim

Nenhum comentário:

Postar um comentário